Envelhecimento… uma palavra que trás alguns medos devido ao processo de perda de algumas habilidades motoras, não é mesmo? Todos sabemos que é um processo natural da vida, que traz inúmeros desafios: manter a capacidade funcional, a motivação e autoestima, aprender a viver com a redução psicomotora e cognitiva, que afetam diretamente sua qualidade de vida. Nesse contexto, a Estimulação Cognitiva é uma importante ferramenta de cuidado na
terceira idade.
A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos neurológicos ligados à plasticidade cerebral. Através de exercícios que reabilitam esse processo, buscamos preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas, tais como: linguagem, memória, atenção, raciocínio, entre outras.

O Estimulação Cognitiva da Imep é realizado por uma equipe multidisciplinar experiente, especializada em Saúde Mental da Terceira Idade. O primeiro passo é identificado o declínio cognitivo, é feita uma avaliação e entrevista com o paciente e sua família, a partir das quais é desenvolvi-o um projeto terapêutico individualizado.

“O envelhecimento e a perda cognitiva são apresentamos l nas formas singulares, por isso o a importância em personalizar e ajustar às necessidades e dificuldades do paciente. Cada indivíduo segue estratégias e intervenções propostas de acordo com os objetivos traçados especificamente para ele(a).

O atendimento pode ser feito de domiciliar ou no instituto. O serviço é destinado a pacientes idosos que apresentam declínio cognitivo.

Veja as vantagens ao fazer essa reabilitação

1- Previne o declínio cognitivo;
2- Melhora a qualidade de vida;
3- Melhora e ameniza as alterações de comportamento
que normalmente é sofrido nos casos de demência;
4- Retarda o progresso da doença e o declínio funcional;
5- Melhora autoestima;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *